Situado a Norte de Portugal, a Região do Minho é delimitada, a Norte, pela fronteira com a Galiza, Espanha, e, a Oeste, pelo Oceano Atlântico.
Esta região é muitas vezes associada ao verde da paisagem natural, onde abunda a água e uma morfologia acidentada de enorme beleza e biodiversidade. A área geográfica que actualmente compõe o Minho totaliza os 4.700 km2.
A sua paisagem tradicional, marcada por pequenos campos, vinhas , campos de milho, pelas aldeias com construções em granito ou pelas casas senhoriais, caracterizam, de uma forma peculiar, esta zona, bem como a hospitalidade minhota, a riqueza da gastronomia, as festas e romarias.
As actividades artísticas, muitas delas de natureza religiosa, remontam ao românico, passando pelo renascentista e pelo barroco. A religião é um traço forte que se manifesta nos hábitos e nos costumes do Minho.
Predominando o sector secundário, a produtividade desta região é bastante diversificada. Sobretudo nos concelhos mais a Sul, a economia assenta numa forte e industrialização e em pequenas unidades. Os sectores dos têxteis e da confecção de vestuário são dos mais relevantes, juntamente com o sector alimentar e o fabrico de calçado.
Como nesta região existe uma especialização em actividades tradicionais, intensivas em mão-de-obra e em sectores tecnologicamente mais maduros, verifica-se também uma aposta crescente dos vários agentes políticos e sócio-económicos da região no desenvolvimento de empresas que exigem maior nível de qualificação, alicerçadas em bons recursos humanos, na inovação e no conhecimento, tais como empresas de informática, electrónica, e dispositivos médicos.